Trajetória

Marcos Mendes nasceu em Salvador, em 1965, no bairro da Liberdade. Ele iniciou sua militância política no movimento estudantil, quando cursava o ensino médio na antiga ETFBA — Escola Técnica Federal da Bahia, atual Instituto Federal da Bahia (IFBA), onde partilhava a gestão colegiada do Centro Acadêmico (CA).

Mestre em Geologia Ambiental pela UFBA e especialista em Meio Ambiente pelo CRA, Marcos também é graduado em Geologia pela UFBA e especialista em Gestão Pública Municipal e Governamental pela UNEB. Ele atuou como professor universitário substituto no Instituto de Geociências da UFBA e foi funcionário da Caixa Econômica Federal.

Dirigente estadual do PSOL na Bahia, Marcos Mendes integra o Campo Étnico e Popular (que é um agrupamento que milita nos movimentos sociais em defesa das questões étnico-raciais, de mulheres e do meio ambiente) e o setor ambiental do Instituto Búzios (que tem seu estatuto focado nas lutas sociais, com ênfase na questão negra e de gênero e nas lutas ambientais). Ele é membro da Assembleia Popular, do Pró–Resex de Iguape Contra o Polo Naval e do Conselho de Entidades Socioambientais da Bahia (COESA), além de ser parceiro do Ação Ilhéus contra o Porto Sul.

Militante ecossocialista, Marcos busca que a defesa do meio ambiente seja incorporada na agenda cotidiana de lutas no Brasil e do mundo.

Fechar Menu